Em suas pesquisas ufológicas, você provavelmente já deve ter se deparado com a imagem de Adolf Hitler cumprimentando um ser de origem extraterrestre em algum lugar da web. Ela viralizou nos últimos 7 anos, mas já perambula os sites e blogs especializados em ufologia há muito mais tempo. Para explicar a fotografia, teorizava-se que os nazistas chegaram a fazer contato com uma raça alienígena e tiveram acesso à tecnologia para vencer a Segunda Guerra Mundial.

 

A verdade

Mas, afinal, o que de fato ocorreu no dia em que a fotografia de Hitler ao lado do extraterrestre foi tirada? Nada. Na realidade, a fotografia é falsa. Repare que Hitler não está olhando para os olhos da criatura, e sim acima de sua cabeça. Se você estivesse em meio a um encontro inédito com um ser interplanetário, provavelmente não se distrairia com outras coisas. Portanto, sim, a foto é montagem. A imagem real registrava o momento de um cumprimento entre o führer Adolf Hitler e Benito Mussolini, ditador italiano. Abaixo, você pode conferir uma comparação entre a imagem original, capa de uma revista em maio de 1938 e a versão falsificada.

Fuhrer

 

Além disso, o extraterrestre apresentado se parece muito com Thor, um asgardiano, personagem da série Stargate, indicando claramente a montagem. Outro ponto é a distinção entre a iluminação, foco e qualidade da imagem de Hitler para o suposto extraterrestre.

 

Esse é mais um caso em que sites mal-intencionados ajudam a propagar a desinformação e a criar uma imagem de zombaria em torno da ufologia. Por isso é importante estar sempre atento às fontes e não apenas acreditar em falsas afirmações. Lembre-se, devemos tratar a ufologia como ciência se quisermos que a área seja um dia respeitada. E ciência exige testes e provas. Não acredite em qualquer conteúdo que você encontra pela web. Como uma vez disse Carl Sagan: “Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias”.