Carl Sagan dizia que basta olhar para nós mesmos para entendermos a vida alienígena. Se nós conseguimos construir naves para explorar o espaço, é possível que uma outra civilização, em algum ponto distante do universo também o tenha feito. E há uma grande possibilidade de que existam civilizações com milhares, ou centenas de milhares, de anos a mais que a nossa. Levando em conta que toda tecnologia que conhecemos foi inventada em não muito mais do que 100 anos, imagina a discrepância para uma raça com evolução tecnológica de milhares de anos.

As civilizações podem de fato ter um abismo entre seus níveis de evolução. Foi por isso que o astrofísico russo Nikolai Kardashev, criou a Escala de Kardashev, que segmenta essas civilizações em três tipos, de acordo com a sua exploração energética. Veja o que cada tipo representa.

 

Tipo I

É a civilização que consegue explorar todo o potencial energético de um planeta. Em uma palestra, Michio Kaku, físico-teórico estadunidense, afirma que em algum ponto deste século, nós nos tornaremos uma civilização de tipo 1. Como exemplo, ele cita a internet. A internet é um meio de comunicação tipo 1. A união europeia é um tipo de economia tipo 1. Ou seja, na civilização tipo um, tudo seria unificado, não haveria barreiras entre as nações. É o que chamamos de Ecumenópole, uma grande civilização tomando conta de quase todo os territórios do planeta. Nesse caso, a alimentação teria que provir de outro planeta ou de instalações hidropônicas subterrâneas ou orbitais, o que não é muito viável.

terra-chi

Tipo II

Toda civilização que consegue explorar o potencial energético de uma estrela. Lembram-se da suposta megaestrutura alienígena, que estava interferindo na emissão de luz de uma estrela? Muitos disseram que se tratava de uma máquina colocada lá de propósito para captar energia para alguma civilização extraterrestre. É bem por aí. Na civilização tipo 2, a energia captada em estrelas seria usada para abastecer as reservas energéticas dos planetas.

untitled-1

Tipo III

Esse é o mais efêmero entre todas. A civilização tipo 3, consegue controlar a seu favor a energia em potencial de toda uma galáxia. Mas por que essa afirmação é efêmera? Porque cada galáxia possui um tamanho, uma temperatura e, por conseguinte, um potencial energético diferente.

maxresdefault

Anúncios