Essa é uma pergunta de veras difícil de responder. Os entusiastas da chamada teoria dos Antigos Astronautas, que afirma que nossa espécie teve contato com civilizações extraterrestres nos tempos antigos, dizem que o primeiro contato ocorreu há milhares de anos. Para eles, algumas histórias bíblicas e descrições de outros povos da época apontam avistamentos de óvnis. Em grande parte, esses textos abusam de linguagem metafórica, isso torna quase impossível dizer se tal ocorrência de fato fora o contato com um óvni ou mera obra literária. Muitos quadros como o Triunfo da Tapeçaria de Verão, de 1538, relatam esses objetos.

triunfo-da-tapecaria-de-verao-1538

Os textos, pinturas e descrições antigas abrem margem para interpretações diversas. Quase sempre há uma outra explicação para o surgimento desses objetos discoides nessas pinturas. Já que não podemos afirmar nada, vamos aos fatos. O primeiro registro de um avistamento ufológico aconteceu em 1947, no dia 24 de junho. O relato foi feito e registrado pelo piloto americano Kenneth Arnold (fotos abaixo), ao sobrevoar o Monte Rainier. Na ocasião, o piloto avistara nove objetos em formação de vôo, ambos em formatos de disco ou prato. Daí surgiu o famoso termo que conhecemos até hoje “Disco Voador”. Vale ressaltar que um disco voador pode ou não ser um óvni, o que vai determinar isso são as investigações, mas nem sempre um óvni possui a forma de um disco. Centenas de relatos apontam naves triangulares, perfeitamente redondas (ao invés de achatadas) e até mesmo em formato de charuto.

kennetharnoldcamera

kenneth-arnold-ufo

Até hoje, não há uma prova cabal da existência dos discos voadores. Mas também não há nenhuma explicação satisfatória para os casos mais impressionantes. Vale lembrar que grande parte dos avistamentos na verdade são manifestações de fenômenos naturais, como o reflexo de luz de um corpo celeste, por exemplo. Estima-se que apenas 5% de todos os relatos de avistamentos sejam de fato objetos voadores não identificados. O resto pode ser explicado.

Anúncios